Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Asma - perguntas e respostas

1. Asma e bronquite alérgica são a mesma doença? 
Asma é chamada popularmente de bronquite alérgica ou de bronquite asmática. A doença pode se manifestar de formas diferentes, desde crises leves e esporádicas até casos mais graves. 

 2. Tenho asma e rinite alérgica, pratico natação e me faz muito bem. Porém, de uns tempos prá cá, vou à piscina e espirro sem parar, o nariz fica congestionado. Como devo fazer? 
A natação é esporte que beneficia a maioria dos asmáticos pois fortalece a musculatura respiratória contribuindo para o controle adequado da asma. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar piora dos sintomas da rinite, já que o cloro usado nas piscinas é um fator irritante para as vias respiratórias. Aconselho que mantenha seu hábito de nadar, mas experimente faze-lo em piscina salinizada, minimizando a irritação da mucosa e a piora da sua rinite. 

3. Tenho asma e uso diariamente um remédio inalado que contém cortisona. Eu estou bem, não tenho crises há muito tempo, mas tenho medo de engordar. 
A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nos brônquios que permanece, mesmo quando não se sente nada. Por isso, manter a medicação de forma contínua é importante para controlar a doença. 
Existem diferenças significativas entre a cortisona inalada e para uso sistêmico (comprimidos, xaropes ou injetáveis). As formas inaladas são formuladas de maneira especial e em doses mínimas, dosadas em microgramas, de forma que exerçam seu efeito diretamente nos brônquios inflamados e não no resto do organismo. Por isso podem ser usados com segurança e por tempo prolongado. O aumento de peso pode ser causado por corticóides orais ou injetáveis. 

 4. Ouvi falar que leite, nozes,chocolate,morango,amendoim podem provocar crises de asma. É verdade? 
A alergia alimentar não é causa habitual de sintomas respiratórios isolados (rinite ou asma) e por isso não se justifica uma dieta para as pessoas portadoras destas doenças. As pessoas muito sensíveis a estes alimentos poderão ter sintomas, como: coceira, placas na pele, urticária, edemas, etc. Casos mais graves e raros, poderão evoluir para anafilaxia ou choque anafilático e então apresentar espasmo de brônquios, mas integrado no conjunto de sintomas que caracteriza esta reação alérgica aguda. Por isso, o ideal é que os asmáticos tenham uma dieta normal e sempre que houver uma suspeita de alergia alimentar, consultem seu médico alergista. 

 5. Minha asma piora quando estou menstruada. Por que? 
Algumas mulheres apresentam piora dos sintomas na fase pré-menstrual ou mesmo durante a menstruação, mas não é uma regra, já que a asma afeta as pessoas de forma diferente. Sabe-se que as alterações hormonais podem influir na asma, como por exemplo na gravidez, mas ainda há controvérsias quanto à comprovação científica com relação à menstruação. 

Mas, cuidado! Algumas situações podem confundir, nos casos de piora asma no período menstrual, como por exemplo: 
- A piora da asma pode estar relacionada com uso de analgésicos e anti-inflamatórios para tratamento de cólicas, comuns neste período. Estes medicamentos são fatores provocadores de crises em pessoas sensíveis e passarem desapercebidos, por serem considerados inócuos. 
- Mulheres portadoras de asma de difícil controle podem ter sintomas constantes e piorarem a asma durante a menstruação em função do desconforto típico desta fase. Aconselho que converse com seu médico e que registre suas observações por escrito. A medida do pico de fluxo expiratório (Peak Flow) pode ser útil para tirar esta dúvida. 

 6 Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo no futuro? 
Quando se tem uma doença aguda, como por exemplo uma amigdalite, sabe-se que o transtorno é passageiro e que a medicação é usada por tempo limitado. No entanto, uma doença crônica, tal como a asma, necessita de tratamento prolongado e contínuo. Assim, é preciso entender que os remédios são necessários para controlá-la e que os prejuízos da doença sem controle são maiores do que possíveis problemas com os remédios.

Fonte: blogdalergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta