Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Mudanças do tempo e Alergia

É comum que as pessoas que têm doenças alérgicas respiratórias associem o aparecimento de crises nos períodos de mudanças do tempo. Algumas referem até que os sintomas antecedem em horas a mudança climática. Crianças e idosos são particularmente vulneráveis às estas alterações.   


Este fator pode ser tão importante nas crises a tal ponto que o doente identifica apenas neles a causa de sua doença. Algumas pessoas chegam a afirmar que são ?alérgicas à mudança do tempo?, o que não é verdadeiro.   

Na realidade, a base é a tendência genética (hereditária) para alergia, gerando um aparelho respiratório inflamado que reagirá com mais facilidade ao ser provocado pela mudança súbita climática. Ou seja, este é apenas um fator agravador da doença, mas não a causa.   

Não há uma ?alergia ao tempo?, mas sim uma mucosa nasal e/ou brônquica inflamada e que reagirá à irritação causada pela variação climática.   

Mudanças bruscas de tempo podem piorar a asma e a rinite, por algumas razões:  
- O frio e o ar seco podem irritar a mucosa respiratória.  
- Atuação sobre o sistema neurovegetativo de regulação da temperatura corporal variando o nível de reatividade do organismo e favorecendo uma maior sensibilidade (hiperreatividade) dos brônquios e, consequentemente, uma crise de asma.  
- Se esta mudança ocorre no inverno, somam-se ainda fatores como:  
Favorecimento de viroses respiratórias (como resfriados e gripes);  
Maior quantidade de mofo (fungos);  
Aumento da população de ácaros e  Modificações de hábitos, como a maior permanência no domicílio nos períodos frios.   

Como combater o problema?   
- Beba líquidos no decorrer do dia, de preferência, fora de refeições.  
- Tenha uma alimentação balanceada, incluindo consumo de frutas e verduras.  
- Não fume  
- Procure ter uma atividade física, de acordo com sua idade e condição de saúde.  Caminhadas devem ser estimuladas. A prática de esportes é benéfica.  
- Não tome banhos muito quentes.   

E, principalmente, trate sua Asma e/ou Rinite de forma contínua e não apenas nas crises. Combatendo a inflamação da árvore respiratória, você terá adquirirá mais resistência e enfrentará bem estes períodos.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta