Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Asma: O que é e seus sintomas.

A asma é um importante problema de saúde pública, com estimativa de 300 milhões de indivíduos afetados no mundo, com cerca de 180.000 óbitos anuais. Atinge mais de 10% da população infantil nos países ocidentais, sendo a doença crônica mais comum da infância. 

No Brasil, a prevalência entre escolares chega até 25%. Segundo o DATASUS (Ministério da Saúde do Brasil), ocorrem aproximadamente 350.000 internações por asma a cada ano, sendo esta a 3ª causa de hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, ocorrem, ainda, cerca de 2.000 óbitos/ano, por asma. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores (os brônquios pulmonares ficam estreitados, dificultando a respiração e a entrada de oxigênio para o organismo).

 Se ela não for adequadamente tratada, os sintomas persistem e tendem a tornar-se mais intensos. Os principais sintomas associados a asma são chiado no peito, falta de ar, tosse, aperto no peito, e aumento da secreção de muco (catarro). Manifestam-se principalmente a noite ou no início da manhã. Conforme a situação, os asmáticos podem levar uma vida normal, só apresentando sintomas em crises agudas, ou podem apresentar sintomas contínuos, com grande limitação de suas atividades até mesmo para esforços mínimos. Pode ser desencadeada ou agravada por múltiplos fatores conforme a faixa etária. Nas crianças menores, infecções como gripes e resfriados são importantes desencadeantes de crises. Entre os adolescentes, as exacerbações agudas podem ser desencadeadas ou agravadas por alérgenos inalantes como ácaros (presente na poeira domiciliar), fungos, pêlos, saliva, urina de animais domésticos (cão e gato) e restos de insetos e baratas, além de mudanças bruscas de temperatura. A inalação de agentes irritantes como odores fortes e cigarro, exercícios físicos e fatores emocionais também podem agravar a asma. 

O diagnóstico pode ser feito baseado na história dos sintomas, testes alérgicos (prick test) e prova de função pulmonar (espirometria). O tratamento pode ser dividido em preventivo e de resgate ou alívio das crises. Se for feito de forma adequada reduz o número e a gravidade das crises, diminuindo a freqüência de internações, faltas ao trabalho ou a escola, com melhora do desempenho escolar; e sobretudo, reduzindo a mortalidade por asma.

Fonte: Immuni





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta