Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia e perfume: fato ou tabu?

1) A alergia ao perfume ocorre na pele no local onde se aplicou o produto, sendo conhecida como alergia de contato ou como dermatite de contato.

2) Perfumes e odores ativos podem ser irritantes ao aparelho respiratório e provocar sintomas respiratórios, mesmo que a pessoa não seja alérgica a eles.

Então, vamos explicar cada uma destas situações:

1) DERMATITE DE CONTATO ou ALERGIA DE CONTATO

As fragrâncias perfumadas podem ser encontradas em muitos produtos, desde perfumes propriamente ditos como também em águas de colônia, lavandas, desodorantes, loções após a barba, hidratantes, protetores solares, bronzeadores, cremes e loções corporais, óleos, essências, maquiagem, depilatórios e muitos outros produtos.

Mesmo os produtos anunciados como “sem perfume” podem conter ingredientes mascarados para melhorar o odor natural do cosmético.

Estas alergias de contato dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo.

Na pele, manifesta-se como um eczema e uma coceira intensa, podendo evoluir para o surgimento de áreas avermelhadas (eritema), com bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema, dermatite ou alergia de contato.

Um ponto importante é analisar o local da pele onde surge a alergia, pois em geral está associado com o uso do produto. Por exemplo, desodorantes produzem reações nas axilas. Perfumes podem provocar lesões no pescoço, atrás das orelhas e braços.

2) PERFUMES E ODORES ATIVOS ATUANDO COMO IRRITANTES RESPIRATÓRIOS

A asma e a rinite alérgica são as principais alergias respiratórias e têm origem genética (hereditária), que faz com que as pessoas portadoras destas doenças tenham vias respiratórias mais sensíveis que o habitual, reagindo exageradamente a alguns estímulos. Por isso, poderão piorar seus sintomas ao inalar odores ativos.

O papel exato do perfume como provocador de crises de asma e rinite ainda não está bem estabelecido, mas sabe-se que não é uma alergia propriamente dita. Recentemente foi publicado um estudo na Suécia demonstrando que a inalação de perfume é capaz de afetar negativamente a função respiratória dos asmáticos.

É claro que a sensibilidade aos cheiros ativos varia em cada pessoa, pois depende do grau de sensibilidade de cada um. Além disso, quanto menos controlada estiver a alergia, seja asma ou rinite, maior será o efeito negativo do perfume nas vias respiratórias.

Infelizmente neste caso, testes e vacinas não serão úteis, já que não há um mecanismo alérgico comprovado, sendo a causa o poder irritante que os odores ativos exercem sobre as vias respiratórias.

Asmáticos não precisam fugir de perfumes, mas devem dar uma atenção especial a estes fatores no seu ambiente:

- Se possível, não use perfumes. Mas se fizer muita questão, converse com seu alergista e peça que oriente a escolha de uma fragrância suave, hipoalergênica e aplique pequena quantidade em áreas do corpo longe do nariz, por exemplo, nas costas ou nas dobras dos joelhos. Lave as mãos após a aplicação do perfume.

- No caso de crianças alérgicas, pais e cuidadores devem evitar usar perfumes quando estiverem junto delas.

- Prefira desodorantes e óleos corporais sem fragrância.

- Não use incensos, velas perfumadas, aerossóis em sua casa.

- Se você tem dermatite de contato alérgica aos perfumes, leia sempre os rótulos e evite os produtos que contenham as palavras: “fragrância”, “perfume” e “botânicos.A maior dificuldade é que os fabricantes de perfumes podem utilizar “fórmulas secretas”e omitir a listagem específica de todos os componentes. Se tiver dúvidas, não use antes de falar com seu alergista. Se for necessário, ele realizará o teste de contato para definir melhor a substância causadora da alergia.

Sabemos que é impossível fugir completamente dos produtos perfumados. Quanto menos se espera pode-se ganhar um cartão, um enfeite ou até um brinquedo perfumado. Mas, a nossa mensagem para você é que procure manter sua alergia tratada e bem controlada. Isso significa tratar sempre e não apenas nas crises.

O alergista orientará os cuidados, os medicamentos e o uso de vacinas (imunoterapia), de forma que suas vias respiratórias permaneçam desinflamadas e suportem melhor a agressão aos fatores irritantes que forem inevitáveis.

Fonte;http://blogdalergia.blogspot.com/2009/10/alergia-e-perfume-fato-ou-tabu_25.html





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta