Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Asma e Rinite: doenças que vão e vem...

Por que os sintomas voltam? O que faz com que a crise torne a aparecer?

Recidiva é a recaída ou o reaparecimento da doença após sua cura aparente. A alergia até o presente momento ainda não tem cura total, mas o tratamento adequado, associado a cuidados ambientais, imunoterapia e a um programa de educação do paciente permite um controle na imensa maioria das pessoas. As doenças alérgicas, como a asma e a rinite provocam muitas recidivas pois têm origem genética (herdada) e resultam da sensibilidade a fatores do ambiente. As vias respiratórias ficam inflamadas e esta inflamação permanece mesmo quando se está bem. As substâncias que provocam alergia, como por exemplo ácaros, são comuns e estão presentes nas casas e em especial nos quartos, sendo difícil seu afastamento total. Por isso, os sintomas tendem a voltar.


“Prevenir é melhor do que remediar”. Como evitar as recaídas?

Antes de mais nada, siga corretamente as instruções dadas pelo médico. Não tenha medo dos remédios: combata mitos e preconceitos. Por exemplo: Aprenda que “bombinhas” não fazem mal ao coração e que o uso da cortisona é seguro, desde que orientado pelo médico. Se tiver que usar um antibiótico, faça pelo tempo correto e não pare assim que se sentir bem. E, o mais importante, mantenha os cuidados e o tratamento após a crise passar. O fato de não sentir nada não significa que ficou curado.


Como evitar as substâncias que provocam alergia?

Siga alguns cuidados:

- Abra as janelas: vento não faz mal.
- Limpe a casa todos os dias, com pano úmido, sem vassouras ou espanadores.
- Tire o excesso de objetos (brinquedos, almofadas, papéis) que dificultem a limpeza.
- Combata focos de umidade e mofo.
- Evite tapetes e cortinas. Escolha materiais fáceis de serem limpos.

- Travesseiros devem ser de espuma inteiriça, evitando flocos e penas.
- Encape travesseiros e colchões.
- Evite animais de estimação, mas se já os tiver, afaste-os da área social, evite que durmam nos quartos. Banhe-os semanalmente.
- Não fume e não deixe que fumem em sua casa.
- Vacine-se anualmente contra a gripe.


Existem meios de prevenir as recaídas?

Sim, hoje a medicina dispõe de recursos para evitar crises de alergia, como:
Medicamentos controladores: devem ser usados de maneira contínua e não apenas nas crises. Imunoterapia ou vacinas para alergia: é uma forma de tratamento com o objetivo de diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias. A imunoterapia induz a modificação da resposta imune e leva à melhora da doença. O tratamento estabiliza e controla a doença, mas sem cura total. Não deixe que a doença o pegue desprevenido: mantenha os cuidados mesmo quando está bem.


Fonte: www.blogdalergia.blogspot.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta