Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Fragrâncias, Perfumes e Alergia

Este é um tema complicado e extenso, mas muito solicitado. Fragrâncias ou essências são produtos usados na maioria de cosméticos e produtos para pele. Ou seja, fragrância não é sinônimo de perfume.

A alergia a fragrância é a causa mais comum - e talvez a mais difícil, de alergia a cosméticos. E a dificuldade reside no fato de que existem cerca de 5000 substâncias
diferentes classificadas neste grupo.

Uma curiosidade: a fórmula de um perfume pode conter de 10 a 300 fragrâncias individuais. Conhecem-se algumas essências que podem ter mais de 500 ingredientes.

Mas, o maior complicador desta história é o fato de que os fabricantes de cosméticos utilizam fórmulas secretas e protegidas por lei. Assim, é autorizado que no rótulo conste apenas a palavra “fragrância” ou então “perfume”, não sendo obrigatório listar todos os ingredientes específicos utilizados no produto. Por isso é tão difícil desvendar uma alergia a fragrâncias e perfumes.

A ASBAI , órgão normativo da especialidade, está lutando junto à ANVISA para que se torne obrigatório constar nos rótulos brasileiros os ingredientes por completo, facilitando assim a vida do alérgico.


Tipos de reações às fragrâncias e perfumes:


- A alergia a perfumes e fragrâncias se manifesta predominantemente sob a forma de uma alergia na pele chamada dermatite ou eczema de contato. Pode se manifestar como uma vermelhidão na pele, coceira intensa e surgimento de lesões variadas. A maioria das reações a cosméticos é causada por irritação da pele. Menos de 10% é efetivamente causada por uma alergia.

- Fragrâncias e perfumes têm o poder de provocar irritação nas vias respiratórias humanas e por isso podem causar agravamento de alergias respiratórias em pessoas sensíveis. Como exemplos: olhos avermelhados, lacrimejando, piora da rinite e da asma, dor de cabeça, desconforto respiratório.

É importante lembrar que uma alergia não surge da primeira vez em que se usa um produto. Por exemplo, você adora um perfume, usa sempre e de uma hora para outra, começam a surgir coceira e lesões na sua pele. Pronto, desenvolveu a alergia!


Perguntas mais comuns:


Quais são os locais mais afetados pela alergia aos perfumes e fragrâncias?
Os locais mais afetados variam de acordo com o tipo de produto que originou a alergia. No caso dos perfumes, por exemplo, as lesões mais comuns são em pescoço, atrás das orelhas, punhos, braços, coincidindo com os locais onde se aplica o produto. Já no caso de fragrâncias, é muito variável: desodorantes (axilas), cremes e loções (difusa), loções após barba (face), entre outras.

Quais são os produtos cosméticos que possuem fragrâncias em suas fórmulas?
Em primeiro lugar, destacam-se perfumes, águas de colônia e loções após barba. Mas pode-se afirmar que a maior parte dos cosméticos e artigos de higiene corporal tem algum tipo de essência: hidratantes, sabonetes, desodorantes, protetores solares, enfim, todos os tipos de produtos dotados de cheiro agradável.

O que são “fontes ocultas” de fragrâncias?
Muitas vezes a essência vem escondida e pode surpreender o alérgico. Esse é o caso dos chamados produtos “hipoalergênicos” ou ainda, daqueles ditos “sem perfume”. Em geral os produtos “sem perfume” ou “livres de fragrâncias” não contém ingredientes sintéticos e têm menor número de componentes (0,1% ou menos).. Mas, utilizam produtos naturais para disfarçar o odor natural, nem sempre agradável dos cosméticos. Por isso, devem ser utilizados com cautela, após identificar no rótulo as substãncias listadas. Sendo necessário, utilizar produtos feitos em farmácias de manipulação.


O que é fotossensibilidade?
É o agravamento da lesão na pele pela exposição ao sol. É bastante comum com uso de perfumes.


Principais substâncias causadoras de alergias contidas em perfumes e fragrâncias:
- Aldeído cinâmico
- Álcool cinâmico
- Álcool alfa-amil cinâmico
- Geraniol
- Eugenol
- Isoeugenol
-Oak moss absoluto
- hidroxicitronelal


Dicas:


- Evite odores intensos. Pessoas sensíveis poderão ficar incomodadas.
- Nunca use um perfume na praia ou quando se expuser ao sol.
- Não insista no uso de um cosmético se ocorrer irritação na pele após sua aplicação. Procure a orientação de um médico.
- Se você tem alergia a fragrâncias, prefira produtos manipulados, onde poderá identificar os ingredientes de forma completa e segura.


Uma pesquisa final:


Quando você nota uma alergia a um cosmético, qual é a sua reação:
1) joga fora o produto,
2) insiste no uso,
3) entra em contato com o fabricante,
4) procura a orientação de um médico,
5) simplesmente troca por outro.
Comente, escreva sua opinião.



Fonte: www.blogdalergia.blogspot.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta