Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Unhas e alergias

Unhas tiveram função vital para os nossos antepassados na defesa contra inimigos, como verdadeiras garras, originando a expressão usada até hoje: “entre unhas e dentes”.

A humanidade evoluiu e as unhas perderam funções, mas não a sua importância: hoje ainda têm função de defesa, protegem a sensibilidade na ponta dos dedos, interagem com o organismo expressando alterações sistêmicas, doenças, uso de medicamentos, fatores ambientais, ocupacionais, hábitos, etc.

Lembramos das unhas em geral, apenas por seu papel estético, quando na verdade o seu exame pode contribuir de forma significativa para a análise clínica feita pelo médico.

Os cosméticos usados nas unhas podem ser divididos em 4 grupos: 1. Esmaltes, 2. Endurecedores de unhas, 3. Removedores de esmalte e 4. Removedores de cutículas. (Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo)


Esmaltes

Os esmaltes são utilizados para enfeitar as unhas, cobrir descoramentos e dar resistência às unhas fracas. São compostos por várias substâncias:
- Formador primário de filme responsável pela dureza e resistência à abrasão - ex: polímeros de metacrilatos, polímeros vinílicos e nitrocelulose.
- Resina formadora secundária de filme com a função de acrescentar brilho e aderência - ex: formaldeído, p-toluenosulfonamida.
- Plastificantes que proporcionam flexibilidade - ex: ftalato de dibutila, ftalato de dioctila, fosfato de tricresila.
- Solventes - ex: acetatos, cetonas, tolueno, xileno.
- Corantes - pigmentos orgânicos e inorgânicos.
- Materiais de carga especial para dar iridescência - ex: escamas de peixe de guanina ou flocos de dióxido de titânio revestido com mica.
Os três primeiros componentes são dissolvidos em um solvente, acrescentando cor e cargas para obter um aspecto cosmético desejado.


Endurecedores

Endurecedores são preparações cosméticas usadas para aumentar a resistência de unhas quebradiças. São modificações dos esmaltes de unha transparentes com
concentrações diferentes de solventes e resinas. Funcionam como camada básica para melhor aderência do esmalte colorido.


Removedores de esmalte

Removedores são substâncias utilizadas para remover os esmaltes de unhas. A forma mais conhecida é a líquida, contendo solventes como: acetona, álcool, acetato de etila, acetato de butila. Essas substâncias podem provocar irritações e ressecamentos da pele ao redor das unhas. Alguns removedores contém materiais gordurosos em sua composição,por exemplo, álcool cetílico, lanolina e óleos sintéticos, sendo mais adequados.


Removedores de cutículas

Removedores de cutículas dissolvem o excesso de tecido cuticular das unhas. Contém hidróxido de sódio ou de potássio entre 2 e 5%, e propilenoglicol ou glicerina como umectante.


Alergia aos cosméticos usados nas unhas

A alergia mais comum é a Dermatite de Contato ou Eczema de Contato ao esmalte. Curiosamente a lesão não surge nas unhas, mas sim em pálpebras, lábios, face, orelhas, queixo e pescoço, ou seja, em locais onde a mão toca e a pele é mais fina. Raramente surgem nos dedos, em torno da unha.

Esmaltes contém substâncias e resinas para dar brilho e proporcionar secagem rápida, sendo em geral causadoras da alergia. A substância sensibilizante mais comum dos esmaltes é a Toluenosulfonamida (resina liberadora de formaldeído), embora muitas outras possam estar envolvidas, como por exemplo, pigmentos, resina poliéster, metilacrilatos, nitrocelulose, etc.

Endurecedores e removedores podem também causar alergia de contato, embora não se utilize mais formaldeído livre nessas preparações. As substâncias usadas são náilon, acetatos, resinas acrílicas, nitrocelulose, entre outras.


Unhas artificiais

Unhas Artificiais são cada vez mais utilizadas por sua praticidade e contém substâncias variadas, utilizando uma cola acrílica para fixação. As substâncias mais comuns que podem causar alergia de contato são o metacrilato e as resinas à base de formaldeído. As lesões são raras nas mãos e dedos, mas surgem à distância em pálpebras, lábios, face, queixo e pescoço.


Testes de contato

O diagnóstico da alergia ao esmalte é confirmado através da realização de testes de contato. Consiste na aplicação de fita hipoalergênica contendo substâncias padronizadas nas costas do paciente. O paciente retorna para uma primeira avaliação após 48 horas e retorna ainda para uma ultima avaliação 72 horas após a colocação do teste.


Tratamento

O tratamento compreende o afastamento do produto causador da alergia de contato e no emprego de medicação para controlar as lesões do eczema.


Dicas finais

- Lave as mãos com sabonete líquido, suave e hidratante.
- Use diariamente um creme hidratante nas mãos.
- Ao fazer as unhas, utilize produtos de qualidade. Evite retirar a cutícula, pois aumenta o risco de reações alérgicas. Use uma espátula de madeira para afastá-las.

Fonte: blogdalergia.blogspot.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta