Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Vacina pode suplantar benefícios dos corticóides no tratamento da asma e rinite em crianças alérgicas

A imunoterapia (ou vacina para alergia), seja sublingual como subcutânea, pode ser tão ou mais eficaz em comparação com modernos remédios usados no tratamento da asma e rinite alérgica nas crianças alérgicas aos ácaros da poeira de casa. Esta foi a conclusão de um estudo realizado em Istambul, coordenado pelo Dr. Aarif O. Eifan.

A alergia aos ácaros tende a se desenvolver na infância, persistindo por muitos anos, levando ao aparecimento de doenças alérgicas como a asma e a rinite, que podem alterar a qualidade de vida desde a infância até a vida adulta.

“ O único tratamento capaz de modificar a história natural da alergia é a imunoterapia específica. Este tratamento é feito tradicionalmente por via subcutanea. Modernamente, com a melhoria técnica, o uso da via sublingual tem se mostrado segura e igualmente eficaz” - diz o Dr. Eifan.

Contudo, estudos comparando as duas vias no tratamento das doenças alérgicas em crianças são escassos. A pesquisa coordenada pelo Dr. Eifan acompanhou por 1 ano um grupo de 48 crianças, com idade média de 7 anos, portadoras de asma e rinite alérgica e com alergia comprovada aos ácaros da poeira de casa. Os dados obtidos foram comparados a um grupo controle que fez apenas o tratamento farmacológico.

O objetivo principal foi avaliar a eficácia e mecanismos imunológicos da imunoterapia subcutanea e da via sublingual. Além disso, comparou também com os resultados obtidos no grupo que utilizou apenas os medicamentos indicados no tratamento habitual da asma e da rinite alérgica infantil.

Os resultados obtidos foram publicados na edição de Janeiro 2010 da revista “Clinical and Experimental Allergy” e evidenciaram que a imunoterapia específica tem eficácia clínica comparável aos corticóides inalados na redução de sintomas da asma e da rinite. Foi descrita uma redução significativa do número de crises bem como da necessidade de uso de medicação de resgate para alívio sintomática nas crianças que utilizaram a imunoterapia.

Os dados obtidos mostram eficácia da imunoterapia, tanto por via subcutânea como por via sublingual. Contudo, houve certa vantagem da via sublingual, em especial no uso infantil, pela comodidade do uso e pela menor ocorrência de efeitos colaterais

Trata-se de uma avaliação pequena e limitada, sendo necessários novos estudos para se chegar a uma conclusão definitiva, mas chama a atenção para uma opção viável, eficaz e de baixo custo para as crianças alérgicas.


Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/vacina-pode-suplantar-beneficios-dos.html





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta