Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia nos olhos: alterações oculares comuns em idosos

Os olhos se modificam com a idade, tornando-se mais secos e propensos afatores irritativos.

A instilação de colírios, frequentes nestes pacientes, levam a sensações comoardência e desconforto.

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES ALÉRGICAS NOS OLHOS

Os processos alérgicos podem comprometer as pálpebras, cílios, conjuntiva,córnea e úvea.

As reações alérgicas provocadas pela atuação de medicamentos sob a formade colírios são as mais frequentes na pratica clinica, seja pela substância ativa ou pelos diluentes e conservantes desses medicamentos oculares.

ALERGIA NAS PÁLPEBRAS

O quadro alérgico mais sugestivo é a dermatite de contato aos cosméticos,com destaque pelo esmalte de unha. O aspecto clínico é de descamação e eczema na região das pálpebras.

As pálpebras podem ser ainda locais de dermatites de contato irritativas ou alérgicas provocadas pelas substâncias ativas ou pelos preservativos empregados na conservação dos colírios. Podem ocorrer por medicamentos como anestésicos, descongestionantes, antissepticos, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antivirais, corticosteroides, antiglaucomatosos, betabloqueadores e lagrimas artificiais entre outros. Também pelos veículos e preservativos empregados na conservação destes produtos, entre eles o cloreto de benzalcônio, clorexidina, clobutanol e até timerosal.

Outra situação frequente é a inchação (edema) comum nos processos de urticaria e angioedema. As blefarites são processos inflamatórios que acometem as bordas palpebrais,na região dos cílios. Muitas vezes a reação decorre de infecções bacterianas e se acompanham de vermelhidão, inchação, às vezes com pus, dor e ardência.

ALERGIA NA CONJUNTIVA - CONJUNTIVITE ALÉRGICA

A conjuntivite alérgica em geral acompanha a rinite alérgica. Manifesta-se por coceira nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento e incomodo com a luz solar ou artificial intensa (fotofobia). A coceira ocular pode ser muito intensa, acompanhada de agressão dos olhos pelo ato de coçar.

A conjuntivite alérgica quase sempre é decorrente da alergia aos ácaros da poeira de casa e outras substâncias como fungos do ar, mofo, pelos de cães e gatos e raramente polens de plantas, todos transportados pelo ar do ambiente. Piora pela atuação de agentes irritantes como fumaça, ar refrigerado, poluição e vapores químicos. Pode piorar também pelo uso abusivo de colírios vasoconstritores.

A presença da rinite alérgica indica a origem do processo e a confirmação diagnostica é feita pelos testes na pele. A conjuntivite alérgica deve ser diferenciada das outras conjuntivites infecciosas por vírus ou bactérias. Nestas é comum o acometimento de apenas um dos olhos, o olho está intensamente injetado, com dor e sensação de areia. Na conjuntivite alérgica a vermelhidão é mais leve, menos demorada e a coceira é o sintoma mais destacado.

ALERGIA NA CÓRNEA E ÚVEA

A córnea pode apresentar quadros inflamatórios chamados de ceratite, quase sempre acompanhados de conjuntivite, constituindo a ceratoconjuntivite. As ceratoconjuntivites mais comuns em idosos são provocadas por medicamentos tópicos ou por conservantes dos colírios. Eventualmente pode ocorrer um tipo de ceratite por infecção viral, não alérgica. Os quadros de uveíte caracterizam-se por comprometimento inflamatório na camada vascular dos olhos e podem ocorrer por hipersensibilidade ao bacilo da tuberculose.

ASPECTOS IMPORTANTES PARA O TRATAMENTO

 -Limpeza da casa cuidadosa e diária, com especial atenção aos quartos de dormir.
 -Encapar com material impermeável o travesseiro e colchão.
 -Trocar o travesseiro periodicamente.
 -Lavar sempre as mãos.
 -Evitar coçar ou esfregar os olhos.
 -Usar compressas com água filtrada e gelada ou com soro fisiológico gelado, úteis para alívio na fase aguda da conjuntivite
 
E lembre-se procure seu alergista.

Fonte: http://www.asbai.org.br/imageBank/ALERGIAS-EM-PESSOAS-IDOSAS-2017.pdf





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta