Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Asma ou bronquite alérgica - esclarecendo mitos

A asma, conhecida popularmente como bronquite alérgica ou simplesmente bronquite, é uma doença que pode ser definida como inflamação, estreitamento e uma resposta exagerada das vias aéreas a uma variedade de estímulos. 

Estima-se que cerca de 20% da população brasileira seja portadora de asma, por isto ela representa um importante problema de saúde pública. A prevalência da asma aumentou nas últimas décadas, assim como o número de hospitalizações e de mortes, sendo necessário que seja implantado um programa efetivo de tratamento nos hospitais públicos de todo país com disponibilização dos medicamentos preventivos. 

Diagnóstico 
O diagnóstico se baseia na história clínica do paciente. O alergista analisará a história familiar e pessoal de alergia; o início, a intensidade e a frequência das crises; se já houve internação nos serviços de emergência ou CTI.  Além disso, pesquisará os fatores causadores de crises, tipo de tratamento já feito, se usa remédios de prevenção ou apenas aliviadores e como é a sua casa. 

É importante que o asmático (ou o seu cuidador) aprenda a reconhecer suas crises, quando estão iniciando e assim busque o tratamento, evitando a piora. 

O paciente pode saber que está diante de uma crise de asma quando apresenta os seguintes sintomas: 
- falta de ar, 
- chiado, 
- tosse, 
- sensação de aperto no peito. 
Mas, atenção: em algumas pessoas, o único sintoma da asma pode ser a tosse, em especial ao rir, falar muito, aos esforços ou à noite. 

Além disso, deve aprender a reconhecer os sinais de gravidade e procurar imediatamente um serviço de emergência. A presença dos seguintes sintomas: 
- respiração rápida e difícil, 
- coloração arroxeada dos lábios e unhas, 
- alteração do nível de consciência (sonolência ou agitação) 
- dificuldade para falar, deitar ou se alimentar. A pessoa não consegue completar frases. 

Após suspeitar de asma, o médico poderá realizar exames, como por exemplo o teste cutâneo e a dosagem no sangue dos anticorpos de alergia. O teste cutâneo é feito na pele do paciente pelo próprio alergista e tem como finalidade descobrir o que causa alergia e pode ser realizado em qualquer idade. A dosagem do anticorpo de alergia do sangue (IgE específica) tem a mesma finalidade e está indicado nos casos onde o teste não pode ser realizado. 

Segue-se então ao diagnóstico funcional da asma, que pode ser feito através da realização do "peak-flow" (aparelho portátil ) e da prova de função pulmonar (espirometria).  Estes exames são usados como auxílio no diagnóstico, mas depois são repetidos para acompanhamento da doença. 

MITOS 
Várias concepções erradas cercam a asma, tais como: 

* Todo paciente deve fazer radiografia de tórax na crise de asma; 
* "Bombinhas" fazem mal ao coração; 
* Remédios por via oral são mais eficazes e tem menos efeitos colaterais que os remédios inalados; 
* Antibióticos devem ser tomados nas crises, 
* Asmáticos só devem fazer natação como esporte, 
* Crianças com asma não podem pegar sereno, beber gelado, andar descalças 
* Asmáticos devem ser sempre bem agasalhadas.

VERDADES 
* Asma e bronquite alérgica são a mesma doença. 
* Cada crise é diferente e nem sempre serão necessários exames. 
* Remédios inalados (ou ?bombinhas?) fazem efeito rápido e têm menos efeitos colaterais. 
* Agasalhos exagerados devem ser trocados por roupas leves e adequadas 
* Asmáticos devem ser incentivados à vida ao ar livre e seus hábitos e podem fazer qualquer esporte, desde que tenham sua asma sob controle e estejam liberados pelo médico 

Acima de tudo, devemos sempre levar em consideração a importância de uma qualidade de vida satisfatória, em qualquer idade, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. 

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2014/06/asma-ou-bronquite-alergica-esclarecendo.html





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta