Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Calor, verão e as alergias dessa época

Ventilador ou ar refrigerado? A resposta não é igual para todos. Em geral, o ar refrigerado é mais adequado aos portadores de asma, rinite, dermatite atópica. Mas, o custo de manutenção do ar condicionado é muito maior comparado ao ventilador. Por outro lado, algumas pessoas alérgicas se queixam de piora em ambientes refrigerados. Conclusão? Não há regra: cada caso deve ser estudado individualmente.

O calor aumenta a sudorese, o que facilita o aparecimento de coceiras e irritações na pele, ocasionando lesões de brotoejas, assaduras. Pessoas que sejam portadoras de Dermatite Atópica podem piorar com o suor excessivo.

É uma época comum de aparecimento das chamadas Dermatites de Contato, ou seja, a pele reage ao contato com determinadas substâncias. Por exemplo: tatuagens de henna, alergia a bijouterias, metais, cosméticos, como protetores solares, produtos para descolorir pelos, depiladores, entre outras. Sandálias de borracha muito usadas no calor podem provocar dermatite de contato nos pés.

Alergias com bronzeadores e protetores solares: um cuidado especial nas aplicações pno rosto e próximo à área dos olhos pois com o suor pode escorrer e provocar reações oculares. O uso de bronzeadores caseiros deve ser abolido, pela facilidade em causar reações cutâneas severas.

Verão é a estação onde temos mais insetos. Por isso, não se pode esquecer da alergia a picada de insetos, que pode inflamar e resultar em erupções desagradáveis ou mesmo se transformar em verdadeiras portas de entrada para infecções e doenças, necessitando tratamento específico.

Fitofotodermatites: o nome é complicado mas a situação é comum no verão. São lesões na pele resultantes do respingo do sumo de frutas cítricas (o mais comum é o limão) sob a ação da luz solar. Podem variar desde manchinhas resultantes de respingos do limão (ou de outra fruta cítrica) na pele e até mesmo grandes lesões com aspecto de queimadura.

O cloro das piscinas pode causar irritação em olhos. Crianças e adultos que tenham rinite alérgica podem piorar sintomas com cloro. Alguns remédios, como anti-inflamatórios, antibióticos, diuréticos, laxantes e tranquilizantes podem causar erupção e vermelhidão na pele em decorrência da exposição ao sol.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta