Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Crianças que respiram pela boca

Respirar pelo nariz é natural do ser humano, desde o nascimento e durante toda a vida. E, vale ressaltar que a passagem do ar pelo nariz é essencial para a respiração, onde é limpo, filtrado, umidificado e aquecido, para que chegue aos pulmões em condições perfeitas para a troca do oxigênio.
A cavidade nasal participa também da proteção das vias respiratórias e de muitas funções como: fonação, ressonância da voz, paladar, olfato, exercendo papel essencial no sono, no repouso e na qualidade de vida. Respirar pelo nariz é o método mais eficiente de transferir oxigênio aos órgãos vitais 

Respirar pela boca é normal em períodos curtos, como por exemplo, após um esforço físico extenuante. Mas se uma pessoa persiste respirando com a boca aberta, resulta em problema que se chama de respiração oral ou  respiração bucal. 

Quando se respira pelo nariz, os lábios estão em contato adequado e a língua se posiciona de encontro ao céu da boca. Quando se respira pela boca, a língua perde este posicionamento, alterando todo o equilíbrio bucal. A respiração oral por tempo prolongado, em especial nos primeiros anos de vida pode trazer muitos problemas. 

Quais são as principais consequências da respiração bucal? 
- Prejuízo de elasticidade das narinas.
- Maior prevalência de infecções respiratórias (sinusites, amigdalites, faringites, otites).
- Alterações da arcada dentária, elevação do palato (céu da boca), alterações da maxila e mandíbula.
- Alterações de mastigação e do apetite. Algumas crianças sentem necessidade de ingerir líquidos durante a refeição ou preferem alimentos pastosos 
- Obstrução das trompas auditivas 
- Sorriso gengival, maior incidência de cáries e gengivites 
- Dificuldades na fonação
- Alterações da postura corporal 
- Sono agitado e irregular e ocasionalmente síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Em função da respiração alterada e das noites mal-dormidas, estas crianças podem ter sonolência diurna, queda do desempenho escolar. Além disso, tendem a não gostar de brincadeiras, como jogar bola, correr, andar de bicicleta, pois se cansam com mais facilidade. 

Como identificar uma criança que respira pela boca? 
Observe se a criança costuma ficar com a boca entreaberta quando está distraída, lendo, brincando ou assistindo a televisão. Nas fotos de família, é comum que esteja com a boca aberta ou semi aberta. À noite, pode roncar e babar no travesseiro, acordando com a boca ressecada. 

A rinite pode estar relacionada com a respiração oral? 
Sim. As causas que levam à respiração oral são variadas. A rinite alérgica, por ser uma doença respiratória de grande prevalência no Brasil, passa a ter grande importância, em especial nas crianças e adolescentes. 

Como é o tratamento da respiração bucal? 
O respirador bucal deve ter avaliação multiprofissional (pediatra, alergista, otorrino, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista) o mais precocemente possível. No caso da rinite alérgica, o tratamento com vacina (imunoterapia específica) aliado às medidas de controle ambiental são cuidados fundamentais para tratar a alergia que origina o problema. Quanto mais cedo se faz o tratamento, menores serão as repercussões no futuro.

Fonte: blog da alergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta