Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Festas juninas e alérgicos

As festas juninas já estão acontecendo e com elas vem os fogos, fogueiras, quadrilhas, etc. Mas, o mês de junho também é época do frio, do inverno e pode se acompanhar das alergias respiratórias, que aumentam nessa época do ano. Para algumas pessoas, festas juninas também trazem aglomerações, fumaça, cheiro de pólvora no ar, alimentos extravagantes e com isso, a possibilidade de piorar a alergia.

O maior problema é a fumaça, tanto da fogueira como dos fogos de artifício. A fuligem levada pelo ar se espalha pela vizinhança. Como se não bastasse, durante as festas, é comum a presença de fumantes, colaborando para piorar o quadro. A fumaça tem a capacidade de produzir irritação no sistema respiratório, podendo provocar crises nas pessoas portadoras de Asma e Rinite. Desta forma, pode contribuir para tosse, chiados, espirros, coriza e congestão nasal. Além disso, pode ocorrer ainda irritação dos olhos com coceira, ardência, lacrimejamento e hiperemia da conjuntiva. 

Alergia ao amendoim

Festa junina tem que ter amendoim: paçoca, beijo quente (amendoim com chocolate), pé de moleque, canjica com amendoim, bolo e até o próprio amendoim torradinho. Quantas delícias! Mas para o alérgico, pode ser um verdadeiro campo minado! 

A alergia ao amendoim é comum em vários países, como nos Estados Unidos, sendo mais rara no Brasil. Estudo brasileiro realizado em 2004 apontou para a maior frequência na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade. O amendoim (Arachis hypogaeae) é uma leguminosa da família Fabaceae natural da America do Sul. Rica em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos. Hoje é a quarta oleaginosa mais cultivada sendo superada apenas pela soja, algodão e canola. Contem 11 proteínas (componentes) descritas com o Os sintomas surgem num tempo que varia de minutos até duas horas após a ingestão do alimento. 

Além o amendoim, outros alimentos podem causar alergia como o leite, ovo, milho e outros produtos utilizados nas comidas típicas das festas. 

Como evitar alergias

 - Antes das festas juninas, avalie com seu médico o grau de controle de sua alergia;

- Mantenha o tratamento contínuo, não apenas nas crises;

- Se você vai dançar quadrilha, certifique-se que sua asma esteja controlada ou peça ao médico uma medicação para que não tenha sintomas causados pelo esforço físico;

- Evite permanecer em lugares fechados e abafados, em especial próximo a fogueiras ou  na companhia de fumantes;

- Informe-se sobre os alimentos. Leia os rótulos. Prefira alimentos naturais e saudáveis;

- Cuidados com paçoquinhas e outros alimentos que não tenham boa procedência. Certifique-se que tenham rótulos adequados. 

Fonte: blog da alergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta