Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

A alergia e os ouvidos

Os processos alérgicos nos ouvidos podem ocorrer na parte externa (pavilhão auricular e conduto auditivo)ou nas estruturas internas do ouvido (ouvido médio).

Alergia no pavilhão auricular (na orelha)

A alergia mais comum que ocorre nas orelhas a dermatite de contato, que pode ser causada pelos remédios usados sob a forma de gotas otológicas ou pelo contato com brincos.

Alergia no conduto auditivo 

Neste caso, a dermatite seborreica é uma causa frequente de eczema no conduto auditivo. É mais raro o eczema neste local causado pela dermatite atópica. Em alguns casos, pode ocorrer contaminação por fungos, complicando o problema. 

Otite Externa: é a inflamação do canal auditivo externo e da região auricular. Geralmente não é associada à alergia, mas sim a germes ( bactérias, fungos). Ë mais comum no verão, já que um fator bastante comum é a umidade (mar, piscina, banhos) sendo conhecida como otite dos nadadores. Pode ser facilitada também por outros motivos, como por exemplo o ato de coçar ouvidos com objetos como tampas de canetas, grampos, etc. 
O sintoma mais característico da otite externa é a dor, mas podem ocorrer também: coceira e presença de secreção. 

Alergia no ouvido médio

Otite Média: é a inflamação do ouvido médio que pode ocorrer associada a resfriados, gripes e outras infecções respiratórias. É mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.

Otite média serosa: acompanha-se de acúmulo de líquido no ouvido médio em decorrência de uma otite média aguda não totalmente curada ou de uma obstrução da tuba auditiva .

Trata-se da forma mais frequente da alergia afetar os ouvidos, em especial nas crianças pequenas, pois possuem tubas auditivas pequenas e horizontalizadas, sendo facilmente obstruídas pela secreção proveniente de reações alérgicas, aumento de volume das adenóides ou inflamação do nariz e da garganta.
Por isso, a otite média serosa se associa frequentemente com a rinite alérgica: a repetição dos quadros catarrais pode obstruir o conduto que liga o ouvido às cavidades nasais.

A otite média serosa se manifesta com dor nos ouvidos e às vezes acompanhada de febre, sendo que a febre é mais comum em crianças pequenas ou quando já existe uma infecção associada. Nos adultos, pode passar desapercebida ou causar estalos e zumbidos.

O problema é que nem sempre a doença tem manifestações clínicas, Não sendo reconhecida, pode ocasionar problemas no desenvolvimento infantil e alteração da audição. A privação sensorial, por sua vez, pode afetar a percepção da fala, prejudicando a linguagem e o aprendizado nas crianças.

Como controlar as otites alérgicas

O grande problema no controle da otite média serosa é saber qual o papel da alergia em determinados casos.

É importante chamar a atenção para a associação com a rinite alérgica.Neste caso, a imunoterapia (vacina para alergia), o controle amnbiental e o tratamento dos sintomas nasais constituem a base para o sucesso no controle dos sintomas nos ouvidos. 

O tratamento das otites repetidas deve ser feito de preferência nintegrando o alergista e o otorrinolaringologista, para que possa obter sucesso.

Dicas finais:

- Se você é portador de rinite, trate adequadamente;

- O controle ambiental é fundamental, em especial no dormitório do alérgico;

- A coceira nos ouvidos é um sintoma que acompanha a rinite alérgica, assim como a coceira do nariz, olhos e garganta. Procure seu alergista. Evite cotonetes. - Não use objetos para coçar os ouvidos;

- Trate a secreção nasal para evitar que ocorra obstrução da tuba auditiva;

- O uso de protetores nos ouvidos durante natação pode ser útil;

- Não amamente com a criança deitada. Mamadeiras durante a noite são proibidas. O ideal é deitar pelo menos uma hora após mamar;

- Observe se a criança ouve bem: se aumenta o volume da televisão, se pede sempre para repetir o que foi dito, ou mesmo se reclama que não escuta bem. Se suspeitar, leve ao otorrino;

- Se surgir dor em ouvidos, procure atendimento médico. Evite a automedicação;

- Não deixe de vacinar anualmente contra a gripe.

Fonte: blog da alergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta