Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Nariz entupido precisa ser tratado

O nariz tem um papel importante no processo respiratório da via aérea superior. 
São funções nasais: 
- Filtração e limpeza;
- Umidificação, 
- Aquecimento do ar inspirado. 

Se por algum motivo o nariz fica obstruído (entupido), a consequência é a respiração pela boca, chamada de respiração oral ou de respiração bucal. Na verdade, respirar pela boca é uma alternativa, uma vez que não há como parar de respirar. Mas, se o problema que gerou a obstrução do nariz persiste por tempo prolongado, respirar pela boca trará uma série de consequências indesejáveis. 

Respirar pela boca repetidamente pode causar: 
- Repercussões na arcada dentária 
- Repercussões na face 
- Infecções repetidas 
- Distúrbios do sono 

Repercussões faciais, dentárias 
A respiração nasal é a chave para o crescimento e desenvolvimento craniofacial. Em geral, a criança respiradora bucal evolui com uma face longa e estreita, olhos caídos, olheiras, lábios evertidos, céu da boca (palato) elevado, narinas estreitadas. Os dentes se alteram, ficando protusos (dentuço) e modificando a mordida. Ou seja, perde-se a harmonia da arcada dentária. 

Como consequência das alterações dentárias, pouco a pouco se instalam outras dificuldades: alteração na deglutição, na fonação, na respiração e na deglutição.

Distúrbios do sono
Pessoas respiradoras bucais em geral roncam, tem sono agitado e podem evoluir com apneia do sono. Com o sono alterado, podem ocorrer: 
- Sonolência diurna e fadiga crônica. 
- Alterações de atenção na escola e no trabalho (déficit de aprendizado e de produção) 
- Desconforto respiratório. 
- Déficit de crescimento e desenvolvimento.

Infecções de repetição 
Respiradores bucais tendem a ter amigdalites repetidas e outras infecções e recebem grande número de prescrições de antibióticos comparadas com aquelas que não têm a respiração bucal. 

Rinite alérgica 
A rinite alérgica é uma doença que parece ser uma doença simples e muitas vezes confundida com gripes e resfriados de repetição. Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: 
- Espirros em salva; 
- Coriza abundante e clara; 
- Coceira (em nariz, olhos, ouvidos, garganta)
- Obstrução nasal. 
Havendo obstrução nasal (nariz entupido), a pessoa passa a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta) para compensar a congestão nasal. E, se o hábito persiste, pode complicar a doença. 

* O tratamento da respiração bucal deve ser instituído o mais cedo possível, para evitar as repercussões descritas. Em algumas pessoas poderá ser necessário um tratamento multidisciplinar, que poderá incluir: alergista, otorrino, dentista, fonoaudiologia, fisioterapia e outros profissionais de saúde, de acordo com cada caso.

Fonte: blog da alergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta