Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Dias frios: como cuidar da saúde das crianças

A mudança dos termômetros pode mexer com a saúde de adultos e crianças. De acordo com a pediatra, alergista e imunologista Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará e do Instituto PENSI (SP), o clima mais frio aumenta a incidência de algumas doenças respiratórias, como rinite, sinusite, faringite, laringite, bronquite, bronquiolite e asma, que causam, entre outros desconfortos, coriza, obstrução nasal, tosse, falta de ar e até febre, no caso das infecções virais ou bacterianas.

Isso acontece por conta das características próprias das estações mais frias do ano, que, além da queda de temperatura, levam à baixa umidade relativa do ar. O clima frio e seco está relacionado com uma maior concentração de partículas nocivas no ar que respiramos, que podem causar inflamações nas vias respiratórias.  A mudança brusca de temperatura também é prejudicial, sobretudo para os alérgicos, alerta Fátima.

Principais cuidados

Crianças pequenas e idosos são os mais suscetíveis a terem algum tipo de complicação com o vai-e-vem dos termômetros. Porém, é possível minimizar os efeitos tomando algumas atitudes simples:

- Coloque nas crianças roupas adequadas à temperatura. Mas, lembre-se de lavar os casacos, cobertores e mantas guardados por bastante tempo antes do uso.

- Mantenha o ambiente limpo e arejado. A limpeza diária da poeira com pano úmido, a troca frequente da roupa de cama e a abertura das janelas durante o dia propiciam melhor circulação do ar e eliminação de partículas.

- Hidrate as crianças. Manter a hidratação por meio do aumento da oferta de líquidos por boca e também hidratando com frequência nariz, olhos e pele é muito importante.

- Evite aglomerações, sobretudo onde tenham pessoas doentes.

- Evite poluentes em casa, como fumaça de cigarro, perfumes e cheiros fortes; e trate eventuais focos de mofo, retirando o fator que causa umidade.

- Vacine o seu filho. Manter a vacinação em dia reduz  o risco de complicações e internações caso a criança pegue alguma doença.

- Procure o médico.  Em pacientes com alergias e outras doenças crônicas, a conversa com o médico é essencial para se obter a melhor conduta e prevenir crises.

E lembre-se: ao perceber qualquer sintoma no seu filho, procure assistência médica para evitar complicações.

Fonte: revistacrescer





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta