Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Dia Mundial da Asma

O Dia Mundial da Asma é comemorado na primeira terça feira do mês de maio e tem o objetivo de alertar para a divulgação da doença, formas de prevenção e tratamento. 

A asma continua a ser um desafio epidemiológico, e para continuarmos a diminuir o número de internações e, em especial, o número de mortes por asma. 

A GINA no Brasil visa divulgar o conhecimento sobre a asma entre os profissionais de saúde e equipe multidisciplinar que atua no tratamento da doença em nosso país, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença. A asma pode ser controlada e permitir uma vida normal. Para isso, a principal arma é a divulgação de conhecimentos e a educação do paciente e de seus familiares. 

Perguntas e respostas sobre asma brônquica

1. O que é Asma Brônquica? 
A asma brônquica também chamada de bronquite alérgica, é uma doença das vias aéreas pulmonares caracterizada pela obstrução reversível do fluxo aéreo causado pela inflamação crônica dos brônquios e pode ser provocada por diversos fatores. A asma é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada, permitindo a seus portadores que levem uma vida normal. 

2. Quais os principais sintomas? 
Nos adultos são: falta de ar, inclusive durante o exercício, tosse e chiado no peito. Sendo piores pela manhã a ao deitar. Nas crianças, o diagnóstico de asma é mais difícil, já que há outras causas para o chiado, principalmente nos bebês. Muitas vezes a tosse pode ser o único sintoma. 

3. Quem tem asma? 
A asma pode se manifestar em qualquer idade desde o nascimento até a idade adulta. Em geral aparece durante a infância melhorando após a adolescência. É uma doença muito comum e está associada a outros casos de alergia (ex. alergia a medicamentos, alimentos, etc.. ).É o que chamamos de atopia, mas não se trata de doença contagiosa.

4. Como eu identifico a crise de asma? 
As características da crise variam de pessoa para pessoa, podendo iniciar-se com sintomas leves como tosse e aperto no peito e ir se agravando com chiado, falta de ar, tosse com catarro, mal-estar, dificuldade na realização de atividades cotidianas e acordar durante a noite com sintomas respiratórios.

5. Quais são as causas da crise? 
- Mudanças de temperatura; 
- Infecção de vias respiratórias, como gripe e sinusite; 
- Reação alérgica a outras medicações;
- Aspectos emocionais; 
- Exposição ao pó, poluição, fumaça de cigarro, odores fortes, spray, esforço físico exagerado e pelos de animais. 

6. Quais são as características de crise grave de asma? 
- Não melhora do quadro apesar do uso do medicamento apropriado; 
- Dificuldade para falar, andar ou comer; 
- Lábios ou unhas arroxeados; 
- Narinas se abrem durante a respiração; 
- Pele do pescoço e ao redor das costelas se esticam durante a respiração; 
- Batimento cardíaco acelerado; 
- Suores frios. 

7. Como devo proceder durante uma crise? 
O paciente deve identificar as causas e procurar afastá-las e então, iniciar o tratamento para crises que seu médico orientou. A pessoa não deve subestimar a crise, mesmo que os sintomas sejam leves, para evitar a piora do quadro. Quanto maior o número de crises, maior a irritação do pulmão e assim, mesmo estímulos menores desencadearão novas crises. É importante manter a calma nessas ocasiões, uma vez que ficou provado a importância do fator emocional na crise da asma. Deve-se contatar o médico para receber orientação adequada. 

8. O que são as bombinhas?  
Bombinha é maneira popular de chamar os medicamentos para asma brônquica na forma inalatória oral. Há vários tipos de inaladores, a maioria em sprays e alguns em pó seco.
É atualmente considerada a forma preferencial do tratamento da asma brônquica, por que quando o medicamento é inalado, vai diretamente para os pulmões e há menor risco de efeitos colaterais no restante do organismo. Esta forma é usada tanto para os medicamentos para crises como para os de uso preventivo, não havendo riscos de viciar ou fazer mal para o coração. 

9. Por que devo me preocupar com o ambiente para o asmático? 
Porque é principalmente no ambiente onde habita que ele estará mais exposto aos agentes causadores dos sintomas asmáticos. O quarto é o principal foco de atenção, já que é o local onde o asmático passa a maior parte de seu dia. 

10. O que são ácaros? 
São organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pelos de animais e também do mofo. Habitam locais onde há acúmulo de poeira como: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, papéis e até animais de pelo. Os ácaros e seus excrementos são os maiores agentes causadores de alergias respiratórias. 

11. Exercício faz bem? 
A prática de esportes é importante no tratamento da asma brônquica, tanto em favorecer uma melhor capacidade respiratória, como também, no aspecto psicológico e social do portador de asma brônquica. 

Fonte: ginanobrasil.org.br/leigospacientes/faqs-asma/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta