Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Prevenindo a alergia respiratória

As mudanças climáticas que ocorrem no outono facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias. Além dos ácaros, os fungos, os pelos de animais e restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. A queda da temperatura, maior permanência em ambientes fechados e a piora da qualidade do ar podem agravar as crises de asma e de rinite.

- Alergias da pele
O tempo seco tende a irritar e provocar ressecamento da pele. 

- Dermatite atópica 
É uma doença alérgica que afeta a pele, de origem genética (hereditária). Pode ocorrer isoladamente ou associada com alergias respiratórias - asma (ou bronquite alérgica) e a rinite, numa mesma pessoa, seja ao mesmo tempo, seja em épocas diferentes da vida.  O aspecto da lesão varia em cada caso, sendo mais comum o aparecimento de um eczema acompanhado de coceira. Em crianças pequenas, as lesões tendem a aparecer na face (bochechas), pescoço e, eventualmente, no couro cabeludo, dorso e membros (braços e pernas). Crianças maiores e adultos mostram lesões nas dobras dos cotovelos e dos joelhos, podendo também aparecer em outras regiões, como o pescoço.
É uma doença que varia em cada pessoa. podendo ser leve, com discreto acometimento da pele; até casos graves, onde as lesões são intensas e disseminadas. 

Dicas para evitar a piora da dermatite atópica no outono  

- Usar sabonetes suaves e hidratantes, evitando os esfoliantes
- Evitar o banho quente, o excesso de banhos e a permanência por muito tempo em ambientes quentes
- Preferir banho morno a frio (um a dois por dia, no máximo) e ambientes refrigerados
- Evitar talcos e perfumes com fragrâncias ativas
- Manter a pele bem hidratada, através do uso de creme ou gel adequado a cada caso. 

- Alergias respiratórias
Asma (ou bronquite alérgica) - os principais sintomas são: tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego. 

Rinite alérgica - os principais sintomas são: coriza, espirros, entupimento nasal, coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta. A rinite também pode levar a complicações como: otites, sinusites, amigdalites, roncos, respiração bucal, tosse, agravamento da asma, entre outras.

Dicas para prevenção das alergias respiratórias no outono
- Alergia não se trata só nas crises. Mantenha sua medicação contínua, mesmo que esteja bem,  para prevenir que as crises venham. 
- Faça a imunização contra gripe. 
- Lave as roupas guardadas antes de usá-las, mesmo que estejam em sacos plásticos e que tenham sido lavadas antes de guardadas.  Crianças pequenas crescem rápido e raramente têm roupas guardadas de um inverno para outro. Mas, mesmo que os adultos que moram com ela não sejam alérgicos, deverão tomar este cuidado. 
- Lave também: mantas, edredons, moletons, pijamas. O que não for possível lavar deve ser colocado ao sol. 
- Areje sua casa: deixe janelas abertas. Vento e ar fresco não fazem mal! Combata focos de umidade, mofo, infiltrações.
- Limpe a casa todos os dias com pano úmido sem vassoura ou espanador. Não use produtos de limpeza com cheiro ativo, amoníacos, etc. Evite perfumadores, aromatizadores ou incensos. 





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta