Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Tratar rinite na juventude pode prevenir asma quando idoso

As pessoas idosas que tem asma, em sua maioria têm história de rinite no passado, com uma média de até 10 anos antes do diagnóstico da asma, de acordo com pesquisa recente em Hospital da Brescia, na Itália. 

Esta colocação veio comprovar uma observação clínica de que a rinite e a asma são doenças muito ligadas. Os estudos mostram que cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também a rinite alérgica. 

Nariz e Pulmões
Eles pertencem ao mesmo aparelho respiratório, numa mesma pessoa. É errado raciocinar como se fossem estruturas separadas. Na realidade, o aparelho respiratório é único: começa no nariz e termina nos alvéolos pulmonares, em total sincronia: VIAS AÉREAS UNIDAS ou, como dizem os americanos: ?UNITED AIRWAYS?.

A Respiração   
O trabalho respiratório é integrado. Ao inspirar, o nariz recebe o ar e imediatamente começa o processo da respiração. Este ar será aquecido, filtrado, umedecido, condicionado e limpo, proporcionando melhores condições para que a respiração pulmonar se realize adequadamente. Ou seja, o nariz é o primeiro passo da respiração. Protege o organismo contra o ingresso de microrganismos presentes no ar que respiramos, retém as impurezas, regula a temperatura e a umidade do ar que passa em direção aos pulmões.  O ar continua seu caminho em direção aos brônquios, por onde entra nos pulmões e daí percorrerá um caminho até os alvéolos onde ocorrerá a troca do oxigênio (O2) pelo gás carbônico (CO2) que será exalado. 

Conclusão 
A conclusão do estudo mostrou que aproximadamente 60% dos idosos com asma tinham rinite antes do aparecimento da asma. Os ácaros domiciliares foram a sensibilização mais frequentemente relacionada com a rinite alérgica e com a asma. 
 
Ou seja, algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem voltar a ter asma. E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes. 
 
Fica fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter asma. Tratar a rinite pode ser um fator importante para evitar a asma no idoso.


Fonte: blogdalergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta