Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia ao camarão, saiba mais

O que causa a alergia ao camarão?
A alergia ao crustáceo ocorre pela proteína Tropomiosina e não é causada pelo iodo.

O alérgico nunca mais poderá comer camarão? 
Não. O tratamento indicado é evitar qualquer tipo de crustáceo. Faça os testes de alergia na pele e por exame de sangue para comprová-la. A alergia é confirmada também pela repetição de reações. Se ocorrer de vez em quando, pode ter sido causada por alimentos deteriorados ou por outra toxina que libera a histamina, substância desprendida nas reações alérgicas. 

Comer o camarão em molhos ou outros alimentos desenvolve alergia? 
As reações à proteína vêm sob qualquer forma que o camarão seja preparado. Pode haver até mesmo contaminação cruzada, caso o óleo em que o alimento do alérgico seja frito tenha sido usado antes para o preparo de camarão ou se as panelas estiverem próximas. Dependendo do grau de alergia, aproximar-se da fritura do camarão desencadeia reações, visto que a proteína mistura ao vapor e dispersa no ar. 

Quais os principais sintomas? 
As reações começam com inchaço nos olhos, coceira na língua, na garganta, grosseirão pela pele e podem evoluir até mesmo para a anafilaxia ou o óbito. No entanto, são raros os choques anafiláticos logo na primeira ingestão de camarão. 

Dá para tomar o anti-histamínico antes de comer o fruto do mar? 
Os anti-histamínicos e corticoides são indicados apenas para controlar os sintomas da alergia. Em casos mais graves, de anafilaxia, são necessárias doses de adrenalina. Tomar remédios antes não impede que ocorram reações, e isso não é aconselhado pelos especialistas. 

Se tiver alergia ao camarão, terei alergia a peixe também? 
As proteínas dos crustáceos são diferentes das dos peixes e, geralmente quem tem alergia a um não precisa ficar longe do outro. Apresentar as duas alergias é algo raro. Porém, 90% dos casos de alergia ao camarão abrangem outros frutos do mar como a lagosta, o siri e o caranguejo. 

É possível ter alergia a camarão iniciando na idade adulta?
A alergia a frutos do mar, amendoim e castanha pode começar tardiamente, diferentemente da reação ao leite, ovo, soja e trigo, que aparece na infância. Surge na adolescência e na idade adulta, mesmo após a pessoa ter comido camarão a vida toda. A chance que a alergia descoberta nesta fase desapareça anos depois é mínima.?

Fonte: www.blogdalergia.com.br





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta