Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Como distinguir a gripe de uma alergia

Olhos vermelhos, tosse, pingo no nariz, espirros, garganta arranhando. Parecem sintomas de gripe, mas também podem ser de alergias sazonais, como as que acontecem no outono. Mas, como distinguir as duas condições?

Andrew Kim, médica especialista em alergias no Allergy & Asthma Centers, nos Estados Unidos, revela ao Huffington Post os seis sinais que mais facilmente permitem distinguir entre uma alergia ou gripe.

1. Nariz pingando ? embora seja um sintoma comum em ambos os casos, é a cor da mucosa que permite saber se está com gripe ou alergia. Quando a cor oscila entre o amarelo ou verde, é possível que seja uma infeção respiratória. Já quando o tom é claro ou transparente é sinal de alergia.

2. Ardor nos olhos ? coçar os olhos, nariz, orelhas e até mesmo a garganta são sinais de alergia. Mas quando os olhos ficam vermelhos, por conjuntivite, é possível que esteja a ficar gripado.

3. Dor no corpo ? quando a dor é na área do nariz, testa e ainda surge desconforto corporal ou febre, é sinal de gripe. Se bater uma leve dor no peito pode indicar uma reação alérgica. Contudo, destaca a médica, a dor no peito pode ser sinal de gripe, mas apenas quando é intensa.

4. Momento em que adoece ? quando os sintomas surgem do nada (como olhos aguados, mucosa ou congestão nasal) não se trata de gripe, uma vez que os sintomas desta condição são graduais, ao contrário dos que surgem nas alergias, que aparecem repentinamente. As alergias conseguem ainda causar uma sensação de cansaço imediata.

5. Duração dos sintomas ? os sintomas das gripes duram, no máximo, duas semanas, diz a especialista, explicando que os sintomas de alergias conseguem alastrar-se por mais tempo.

6. Altura do ano ? as alergias são mais comuns nas mudanças de estação, especialmente na primavera e no outono; já as gripes são mais comuns nos meses de inverno.

Em caso de dúvida, o mais indicado é consultar um médico para não confundir sintomas e doenças.

Fonte: www.noticiasaominuto.com.br





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta