Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Você sabe o que é otite?

Otite é uma infeção do ouvido médio. O ouvido médio é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. As infecções de ouvido frequentes são dolorosas devido à inflamação e acúmulo de fluidos no ouvido médio.
As crianças são mais propensas do que os adultos a ter infecções de ouvido. Otite em bebês e casos graves no geral podem necessitar de medicamentos antibióticos. Complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções frequentes, podem causar problemas de audição e outras complicações graves.

Causas
Otites são causadas por bactérias e vírus. Um inchaço, uma infecção respiratória superior ou alergia pode bloquear as trompas de Eustáquio ? dois tubos que ligam as orelhas médias à garganta. Dessa forma, o ar não consegue chegar ao ouvido médio. Isso cria vácuo e sucção, que puxa o fluido e os germes do nariz e da garganta para o ouvido médio. O tubo inchado impede este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a otite.

Outra forma de contrair otite é pela inflamação dos adenoides, duas pequenas pastilhas de tecidos localizadas na parte de trás do nariz, que desempenham um papel na atividade do sistema imunitário. Esta função pode torná-los particularmente vulneráveis à infecção e inflamação. Como o adenoides estão perto da abertura da trompa de Eustáquio, uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as trompas, contribuindo assim para a otite.

Alguns fatores que aumentam o risco de infecção de ouvido incluem:
- Resfriados e infecções das vias respiratórias superiores frequentes
- Exposição à fumaça de cigarro
- Falta de amamentação
- Crianças que ficam em creches e centros de cuidados infantis, uma vez que convivem com muitas outras crianças
- Uso de chupeta.

Sintomas de Otite
Os sintomas de otite muitas vezes começam dois a sete dias após o início de uma infecção respiratória. Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:

- Dor de ouvido (leve a grave). Os bebês muitas vezes puxam seus ouvidos quando sente dor
- Febre
- Líquido espesso e amarelado ou sanguinolento saindo do ouvido. Isso significa que o tímpano provavelmente estourou (rompido)
- Perda de apetite
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Comportamento mal-humorado
- Problemas para dormir.

Os sintomas de acúmulo de líquido podem incluir:
- Zumbido ou sensação de pressão no ouvido. Crianças muitas vezes têm dificuldade em descrever esse sentimento, e podem esfregar as orelhas na tentativa de aliviar a pressão
- Problemas de audição. Crianças que têm problemas de audição podem parecer sonhadoras ou desatentas, mal-humoradas ou irritadas
- Problemas de equilíbrio
- Tonturas.

Buscando ajuda médica
Sinais e sintomas de uma infecção no ouvido podem indicar uma série de condições. É importante obter um diagnóstico preciso e tratamento imediato. Marque uma consulta médica se os sintomas duram mais de um dia ou se o bebê ou criança está irritado após uma infecção respiratória superior, resfriado e outros. Como também, se for possível observar uma descarga de líquido, pus ou secreção sanguinolenta do ouvido.

Fonte: www.minhavida.com.br





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta