Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia a penicilina

A alergia a penicilina de fato existe, mas não é tão frequente quanto se imaginava. Isso porque antigamente exigia-se um teste antes de o paciente receber esta medicação. Esse teste era feito em farmácias e de forma inadequada. Conclusão: a irritação que tal procedimento ocasionava dava um falso positivo e aí achava-se que a pessoa fosse alérgica...


Outro problema é que muitas vezes o antibiótico é usado para certas infecções que na verdade são viroses. No segundo ou terceiro dia aparece um exantema (?grosseiro?) característico desse tipo de infecção e acaba-se achando, erroneamente, que foi o antibiótico que deu a alergia...

Desta forma, é uma situação relativamente comum na prática do alergista, o(a) paciente querer saber:

Eu tenho alergia a penicilina?   
A penicilina é o mais antigo dos antibióticos, tendo sido descoberta em 1928 pelo médico Alexander Fleming e seus derivados continuam até hoje sendo amplamente utilizados na prática médica.

As penicilinas são, na verdade, um grupo. Compreendem diversas drogas, quais sejam: a amoxicilina, ampicilina, azlocilina, carbenicilina, cloxacilina, dicloxacilina, mezlocilina, nafcilina, oxacilina, penicilina G, penicilina V, penicilina benzatina (Benzetacil), piperacilina e ticarcilina.

Além desses medicamentos, do ponto de vista químico, as penicilinas compartilham uma estrutura comum com outros antibióticos: o anel betalactâmico.

Todos os outros antibióticos que também possuem essa estrutura podem ocasionar o que se chama de reação cruzada às penicilinas. São eles: as cefalosporinas, os carbapenens e os monobactans.

A anafilaxia é uma das reações alérgicas às penicilinas e aos beta-lactâmicos em geral, mas esses antibióticos podem levar a outros tipos de reações, como:  
- urticária e angioedema,  
- dermatites com ou sem fotosensibilização,  
- reações graves de hipersensibilidade, tipo StevensJhonsons e outras. Estas felizmente são raras, uma vez que tais reações de hipersensibilidade podem até mesmo ser fatais.

E o teste?  
Ele é utilíssimo quando realizado corretamente e por médico especializado. Mas como em qualquer outra alergia, o teste só funciona para diagnóstico e não como preditivo se a pessoa terá ou não alergia. Infelizmente, até que o problema apareça não há como se prever exatamente quem terá ou não terá alergia.   Mas vão aqui algumas dicas:   
- Não use antibiótico desnecessariamente. Muitas infecções são causadas por vírus e não por bactérias e apenas estas são sensíveis aos antibióticos.    
- As pessoas atópicas, ou seja, aquelas que são portadoras de outras doenças alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica, têm chance aumentada de desenvolver anafilaxia. Mais cuidado ainda ao se usar medicamentos.   
- Se você já teve um episódio de anafilaxia após usar medicações, não deixe de procurar um alergista para realizar diagnóstico mais preciso.   
- Lembre-se: em caso de anafilaxia a um tipo de penicilina, outras drogas relacionadas devem ser afastadas ou investigadas, pelo risco de reação cruzada.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta