Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Uma atenção especial à semana de combate à asma

No dia 5 de Maio foi o Dia Mundial da Asma. Nesse último domingo (21), foi o Dia Nacional de Combate à essa doença e a ASBAI chama atenção para o número crescente dos casos da doença, que hoje atinge cerca de 10% dos adultos e 20% das crianças e adolescentes brasileiros.  Asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. Bronquite alérgica e bronquite asmática são nomes diferentes utilizados para denominar a doença.

A asma pode manifestar-se de formas diferentes, variando desde sintomas leves e quase imperceptíveis, até crises graves e ameaçadoras.  O objetivo do manejo da asma é a obtenção do controle da doença, em qualquer grau de gravidade. E, quando se fala em controle, refere-se à extensão com a qual as manifestações da asma estão suprimidas, seja espontaneamente ou pelo tratamento. Engloba o controle das crises e das limitações causadas pela doença, bem como a redução dos riscos no futuro.

A asma é uma doença multifatorial, ou seja, pode envolver muitos fatores envolvidos. Os fatores desencantes de crises são diversos. As causas mais comuns são:

1) alergia: o alérgeno mais importante é o ácaro da poeira de casa. Citam-se ainda: fungos (mofos), pelos de animais, baratas, pólens, entre outros, 

2) fatores irritantes: odores fortes,mudanças de tempo, fumaças, poluição etc,
3) infecções causadas por vírus ou por bactérias,
4) alguns tipos de medicamentos,
5) fatores emocionais,
6) exercícios físicos,  
7) refluxo gastroesofágico,
8) fatores relacionados com o trabalho. Na verdade, estes são apenas os principais desencadeantes de crises de asma e podem variar em cada pessoa.

Conhecê- los e buscar controlá-los é importante para prevenção das crises, ao lado do tratamento com medicamentos e imunoterapia (vacina para alergia), quando indicado.

O tratamento da asma requer um acompanhamento regular com um médico especialista, monitoramento do uso correto do medicamento e avaliação a cada consulta do nível de controle da doença. É importante ressaltar que o tratamento deve ser mantido mesmo quando a pessoa está bem, sem sintomas. "Bombinha" é o nome popular para aerossóis utilizados no tratamento da asma. Este tipo de medicamento é seguro, tem atuação rápida e eficaz, podendo ser usada em qualquer idade.  

Mas, nem toda "bombinha" é igual. Existem "bombinhas de alívio", contendo broncodilatadores que servem especificamente para alívio das crises. As "bombinhas preventivas",  são para uso diário e prolongado, que atuam na inflamação dos brônquios e, assim, evitam que novas crises ocorram.   

Estes remédios não fazem mal ao coração, não engordam e não viciam.  Alguns fatores podem interferir no tratamento da asma. Em primeiro lugar, é importante verificar se a técnica da inalação do medicamento preventivo está correta. Sugiro que leve no dia da consulta e mostre para seu alergista como está utilizando o medicamento.

A técnica incorreta pode interferir com a eficácia do tratamento, pois o medicamento precisa atingir os brônquios a fim de controlar a inflamação que acompanha a doença. A educação do paciente e seus familiares é essencial para que o tratamento seja mantido de forma adequada, atingindo o objetivo, proporcionando o controle da doença.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta