Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Cuidados com a casa também ajudam a evitar asma e rinite alérgica

A mudança do clima e das estações do ano podem aumentar a frequência das crises alérgicas. Segundo Neide Freire Pereira, professora de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis Faculdade Arthur Sá Earp Neto, o controle do ambiente e o uso de vacinas ajudam quem tem rinite ou asma: ? Estas medidas influenciam na qualidade de vida dos doentes.
   

A família e o paciente devem ser orientadas a não abandonar o tratamento. No caso da asma, a conscientização é importante, pois ela é doença crônica e é necessário tratamento contínuo.
   
Espirro, coriza, entupimento do nariz, coceira nos olhos e garganta. Estes sintomas podem ser confundidos com gripe, mas são característicos da rinite alérgica. ? Ela não mata, mas maltrata. A respiração começa no nariz e é ele quem filtra, prepara e condiciona o ar ? explica a alergista Fátima Emerson, coordenadora da Comissão de Assuntos Comunitários da ASBAI-RJ.
   
Uma rinite mal cuidada pode evoluir para sinusite, bronquite. e, em casos mais graves, para uma pneumonia. O tratamento é fundamental para a prevenção das crises. ? Tratar não é só tomar remédio. As vacinas de imunoterapia podem modificar a história natural da doença. Ela não tem cura, mas tem controle.
   
A aposentada Maria de Lurdes Correia resolveu forrar o seu colchão e travesseiro com napa para driblar as crises alérgicas. E mais: deu toda a coleção de livros, tirou o carpete e aboliu as cortinas de casa, no Encantado, para não acumular poeira, justamente devido às suas constantes crises de asma. "Passava muito mal. Ia para a emergência e ficava a semana inteira internada" - relembra a aposentada, de 71 anos, que pediu socorro à Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) onde os pacientes e seus familiares recebem informação e educação sobre a asma e seu tratamento, esclarecendo mitos e preconceitos. A associação fica na Rua Conde de Bonfim, 255, na Tijuca, no Rio de Janeiro.
   
A asma é uma das doenças respiratórias debilitantes, e, sem o tratamento adequado, pode evoluir para doenças mais graves.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta