Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Estatísticas mostram previsões de grande crescimento de alérgicos no mundo

A Semana Mundial de Alergia iniciou no dia 13 e terminou ontem. A pergunta é: você tem algum tipo de alergia? Se tem, neste site você encontra diversos artigos que com certeza irão lhe orientar da melhor maneira. Se não, saiba que é importante prevenir certas reações desagradáveis que possam desencadear alguma delas. Neste artigo na Agência Nacional, encontraremos alguns dados importantes.

A previsão da Organização Mundial da Alergia (WAO, do nome em inglês) é que o número de asmáticos chegue a 400 milhões em todo o mundo, em 2025. De acordo com a WAO, entre 30% e 40% da população mundial têm rinite alérgica, que é uma das manifestações mais frequentes da alergia. Aluce Ouricuri acrescentou que "cerca de 80% dos pacientes com asma têm rinite alérgica, porque a mucosa é uma só." A incidência está aumentando em função do crescimento da poluição.

No Brasil, a Asbai Nacional estima que 30% da população sofram com rinite alérgica. A doença, que atinge 67% de pessoas na América Latina, tornou-se uma preocupação global e um problema de saúde pública. Segundo a WAO, o custo mundial da rinite alérgica é US$ 20 bilhões.

A presidenta da Asbai-RJ esclareceu que embora a rinite não cause risco para a vida do paciente, ela diminui muito a qualidade de vida, fazendo com que as pessoas passem a dormir mal, faltem ao trabalho, tenham obstrução nasal com espirro e coriza, podendo levar à sinusite e a complicações. A asma pode ser grave, levando a crises sérias que têm de ser tratadas. "O que a gente quer é evitar que a pessoa entre em crise e que a doença seja controlada. Que a pessoa tenha uma qualidade de vida boa. Para isso, existem medicamentos e tratamentos específicos", observou.

A especialista explica que a rinite alérgica é uma condição herdada dos pais, por meio da produção do anticorpo IgE. "Não é todo mundo que tem alergia. É preciso ter a predisposição genética", explicou. Há, entretanto, tratamento por meio de medicação e com imunoterapia, com uso de vacinas, para diminuir a quantidade de IgE, com o objetivo de alterar a produção desse anticorpo no sistema imunológico.

O principal fator desencadeante das alergias no Brasil é a poeira, que contém ácaros, disse Aluce Ouricuri, seguida dos fungos e da poluição atmosférica. A pessoa tem que ter uma casa limpa, tem que arejar o ambiente na época do outono e inverno, as roupas usadas no ano anterior têm que ser lavadas antes de serem reutilizadas, e deve tomar os cuidados necessários para evitar exposição à poeira.

A presidenta da Asbai-RJ destacou que já existem medicamentos que são distribuídos gratuitamente para a população pelo governo federal, nas farmácias populares, como corticoides orais e broncodilatadores, com o objetivo de evitar a crise e tratar a doença. De acordo com a Asbai, o número de mortes evitáveis por asma no Brasil é estimado em 2,5 mil pessoas por ano.

Fonte: Agência Brasil





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta