Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

O trabalho e as alergias

Uma pessoa adulta passa muito tempo em seu ambiente de trabalho, onde fica exposto a uma variedade de substâncias, que pode gerar uma doença ocupacional, que pode ser alérgica (imunológica) ou não.  


Alergia é uma doença na qual o sistema imunológico funciona indevidamente em resposta à exposição a um agente sensibilizante. Em alguns casos, este agente provocador está no local de trabalho, acarretando grandes problemas. Quando se suspeita de uma alergia relacionada ao trabalho, deve-se observar se os sintomas pioram ao longo da semana de trabalho e no local de trabalho. Por outro lado, os sintomas tendem a melhorar nos fins de semana, feriados ou férias. Mas, vale lembrar que nos casos mais graves, o trabalhador tem sintomas crônicos que não melhoram nem mesmo nos durante os períodos de descanso.  

 As formas mais frequentes de alergias relacionadas ao trabalho, podem acometer o sistema respiratório (asma, rinite) ou a pele (alergia cutânea ou dermatite de contato ocupacional).   A asma relacionada ao trabalho pode compreender duas situações: 

1) indivíduos que eram saudáveis e tornaram-se alérgicos a uma substância no ambiente e 

2) pessoas que já têm asma ou rinite previamente e agravam no ambiente de trabalho. A rinite pode ocorrer associada à asma ou isoladamente. A rinite pode ser considerada como um estágio inicial do comprometimento das vias respiratórias, podendo evoluir para asma  

A dermatite de contato ocupacional pode ser duas origens: 

1) D.C. alérgica e 

2) D.C. irritativa. Contudo, não é tão simples, já que uma reação pode se iniciar devido a irritação e posteriormente desenvolver a sensibilização alérgica. A mão é o local mais frequentemente acometido e as substâncias mais relacionadas são: cimento (bicromato de potássio), metais (sulfato de níquel) e derivados da borracha e látex.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta