Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

O quarto do alérgico

Na semana passada em nosso último artigo, falamos sobre a sensibilidade dos alérgicos aos ácaros. Conclui-se que, o quarto de um alérgico é o lugar onde se torna mais necessário seu cuidado especial.  

Uma pessoa adulta permanece no quarto de dormir em média por 7 ou 8 horas, sendo quase todo esse tempo na cama. Uma criança fica na cama entre 8 a 12 horas e mais algum tempo no chão, brincando. 

Ácaros se alimentam de descamação da pele (dermatophagoides - derma=pele e fagóides=comedor). O ser humano descama mesmo é quando está deitado, isto é: nos travesseiros e colchões. 

O quarto do alérgico pode ser bonito, agradável, aconchegante e... saudável. Veja então, algumas dicas importantes para que isso ocorra: 

1) Almofadões: evite usar ou coloque capas com fechos, permitindo a lavagem frequente. 

2) Animais: o ideal é não ter animais de estimação. Caso já tenha, não permita que fiquem no quarto ou que subam em camas ou estofados. Banhe-os semanalmente. 

3) Cigarro: não fume e não permita que fumem em seu quarto. 

4) Cortinas: prefira as curtas e fáceis e lavar ou substitua por persianas. 

5) Limpe o quarto todos os dias e retire o pó com pano úmido embebido em sabão. Evite usar vassoura ou espanador, que espalham a poeira.  

6) Tapetes: preferir modelos pequenos e lavar periodicamente.  

7) Bichos de pelúcia: evite o excesso de brinquedos e bichinhos de pelúcia pois acumulam pó e dificultam a limpeza. Coleções no quarto também podem se tornar um problema: mantenha em estantes com portas de vidro ou em caixas apropriadas. 

8) Estantes: evite os modelos abertos e o acúmulo de papéis, livros e objetos desnecessários. 

9) Paredes: combata focos de infiltração e umidade. Use tinta lavável. Evite texturas e papéis de parede que dicultem a limpeza. 

10) Evite ventiladores de teto. Caso já tenha, limpe as pás com pano úmido. O ar refrigerado pode ser usado sem esquecer a lavagem semanal do o filtro.

CAMAS: modelos tradicionais, lisas, evitando as camas do tipo "baú?, com prateleiras ou do tipo beliche. 

- Colocar camas e berços afastados da parede. 

- Se possível, o alérgico não deve dormir em colchonetes no chão e não se deve guardá-los embaixo de camas durante o dia. 

ARMÁRIOS: organizados, para facilitar limpeza periódica do interior dos guarda-roupas. Não usar naftalina ou produtos com odor ativo nos armários e gavetas. 

COLCHÕES: O colchão é um verdadeiro cemitério de ácaros! Uma medida muito eficaz é encapar colchões com capas especiais, antialérgicas com proteção impermeável, contra ácaros. Por cima delas, você pode usar a fronha, e o lençol. Se não for possível a compra desse tipo de capas, é possível confeccionar um similar em casa utilizando um plástico tipo napa ou similar. Até mesmo os plásticos PVC, usados para embalar alimentos podem ser usados com este fim. Aspire os colchões. 

TRAVESSEIROS: é um item muito importante para os alérgicos pois são os locais onde os restos dos ácaros se acumulam em grande quantidade. Seu travesseiro é novo? Se não, saiba que ele já está recheado de ácaros. Jogue fora! O travesseiro é de estimação? É um travesseiro especial para problemas de coluna? Então, coloque uma boa capa impermeável ou forre com plástico. Preferir modelos com espuma inteiriça, evitando-se painas, penas, plumas, etc.   

ROUPAS DE CAMA: Lavar lençóis, fronhas e cobertas uma vez por semana, se possível com água quente. Ao final, devem ser passados desdobrados a ferro quente. 

Evitar cobertores de lã e trocar por edredons. Em locais muito frios, o cobertor de lã pode ser usado "ensacado", isto é, costurando-se dois lençóis juntos para encapá-los, fechando com um zíper. Roupas de inverno ou aquelas raramente usadas: lavar antes do uso.

Fonte: ASBAI





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta