Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia à exercícios físicos

Sua pele coça quando você corre, anda de bicicleta ou levanta pesos? Se isso acontece e você achou que estava sozinho no mundo, saiba que não é o único com o sintoma estranho. Quem sente coceira quando faz alguma atividade pode sofrer de uma alergia desencadeada pelo exercício físico. 


Roberta Kwok, do site The Last Word On Nothing, compartilhou seu terror em um post recentemente. Ao que parece, a condição é chamada de ?urticária colinérgica?. Kwok acredita sofrer dessa condição. Mas, enquanto ela só sente o desconforto quando corre, a miséria de algumas pessoas é bem maior. Ela citou, por exemplo, um paciente de 25 anos com um caso tão grave que ele começa a coçar até quando sobe um lance de escadas ou carrega mantimentos. 

Ao procurar por uma explicação na internet, Kwok notou que uma das sugestões mais comumente citadas é o colapso de capilares. Pessoas fora de forma, ao se aventurar em seus tênis pela primeira vez em semanas ou meses, podem estourar esses vasinhos, que se abrem para permitir maior fluxo de sangue às pernas, o que envia um sinal de ?coceira? para o cérebro. 

No entanto, se essa fosse a causa da coceira, com a prática e o tempo, ela deveria passar. O problema é que mesmo pessoas saudáveis e praticantes regulares de exercício físico apresentam a coceira ? que pode ser tão desconfortável que seus sofredores a descrevem como ?insana?, ?um verdadeiro inferno?, e suficiente para fazê-los querer ?coçar até sangrar?, ?pegar uma faca para as pernas?, ou ?explodir o rosto?. 

Essas pessoas podem ter uma doença chamada urticária colinérgica: uma urticária induzida pelo exercício, pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse. Ou seja, costuma aparecer após atividades que aumentam a temperatura corporal, como banhos quentes, hidromassagem, uso de saunas, exercícios físicos, febre, ansiedade ou estresse emocional. 

É mais comum em adolescentes e adultos e caracteriza-se por coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço. Normalmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após a elevação da temperatura corporal e pode durar de 20 a 90 minutos. Como com outras alergias, a urticária colinérgica pode variar de mais leve a mais grave é de sintomas como eritematosa, erupções na pele, a uma reação anafilática potencialmente fatal. 

Se você crê que possui a condição, procure um especialista.

Fonte: hypescience.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta