Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Por que a alergia é tão comum hoje em dia?

Quatro em cada dez pessoas são hoje consideradas alérgicas à algo. Mas se a alergia não acometia as gerações de nossos avós, qual é a causa da doença que acomete centenas de milhares de pessoas todos os anos? Muitas teorias surgiram com o passar do tempo, mas agora, cientistas acham que talvez tenham descoberto a origem das alergias.

Cada um de nós é coberto da cabeça aos pés por bactérias. Pesquisadores acreditam que esses micro-organismos são a chave para entender por que estamos nos tornando mais alérgicos.

As bactérias que revestem nossa pele, cobrem nossa boca e se multiplicam em nossas entranhas também têm papel fundamental no aprimoramento dos nossos sistemas imunológicos. Mudanças de estilo de vida estão influenciando esses organismos e, por consequência, as alergias.

Foi realizada uma pesquisa pela equipe de uma emissora de rádio e televisão do Reino Unido, a BBC (British Broadcasting Corporation), com famílias em diferentes estilos de vida. Constatou-se que, famílias que passam maior tempo entre "quatro paredes", estão mais propícias à alergia.

Na medida em que nossas vidas estão se tornando cada vez mais sedentárias, perdemos uma vasta gama de bactérias que habitam em nossos jardins e pairam no ar. Assim, a maneira mais fácil de reduzir as chances de desenvolver alergias é sair de casa. Desde passear com o cachorro a caminhar a pé até a escola, pesquisas indicam que um pouco de ar puro traz benefícios incontestáveis para a saúde.

Não há dúvida de que as crianças hoje estão sendo expostas a menos bactérias do que no passado, e sofrendo, assim, mais alergias.

Segundo o professor Graham Rook, da Universidade College London, essas bactérias são nossos "velhos amigos" e exercem papel fundamental para nossa saúde.

"De certa forma, essa percepção de que os humanos são, de fato, ecossistemas e que dependemos tanto desses micro-organismos é provavelmente o mais importante avanço da medicina nos últimos cem anos", diz.

Fonte: http://www.bbc.com/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta